O que é a Análise SWOT e como ela pode ajudar seu negócio a crescer.
Muitos são os fatores que podem contribuir ou implicar no sucesso do seu negócio. Então para dominar os pontos fortes e também aprender a lidar com as fraquezas se faz necessário compreender a dinâmica empresarial, tanto interna quanto externa. Para isso, existe a Análise SWOT ou F.O.F.A como é chamada no Brasil. Nesse post, entenda o que é análise SWOT e como ela pode ajudar seu negócio a crescer.
O que é a Análise SWOT ou F.O.F.A?
A Análise SWOT é a abreviação para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, você poderá ouvir alguns chama-la de F.O.F.A, no caso o significado é o mesmo. E basicamente, ela é um planejamento muito utilizado no ambiente empresarial porque ajuda a conhecer melhor sobre o próprio negócio e também o mercado de atuação dele.
Quais benefícios a Análise SWOT pode gerar?
Já explicamos o que a Análise SWOT e para quê ela serve, no entanto é bem provável que você esteja se perguntando o porquê de investir nessa estratégia, bem como quais seriam os benefícios gerados a partir disso. É por isso que listamos alguns motivos:
- É possível criar táticas para superar os obstáculos encontrados;
- Você poderá identificar quais os pontos fortes do seu negócio que podem ser oportunidades;
- Você terá a disposição uma visão estratégica a respeito do seu negócio;
- Seu negócio poderá crescer a partir do momento que você entender quais são os caminhos ideais a seguir;
Como fazer a Análise e a Matriz SWOT?
Para fazer a análise você precisa entender alguns pontos: ela é dividida em ambiente interno que engloba os pontos fortes (forças) e pontos fracos (fraquezas). E também o ambiente externo que seria as oportunidades e ameaças. Agora, veja o passo a passo para faze-la:
1º Passo: Analise o ambiente interno e externo
Ambiente interno – Nessa etapa você precisa identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa. Para fazer isso, atente-se aos feedbacks dos clientes e até mesmo de seus colaboradores e sócios. Além disso, você precisa analisar toda a estrutura do seu negócio, desde a sua localização até a capacidade de operar.
Ambiente externo – O mercado é amplo, por isso é preciso buscar por informações do seu setor de atuação para entender a conjuntura e possíveis tendências. Então conheça quais são as oportunidades e ameaças. Lembrando que, existem dois ambientes externos a se analisar: o microambiente que refere-se ao seu setor de atuação e o macroambiente que vai além do seu negócio e setor, porque são elementos como economia, política, aspectos naturais, tecnológicos, demográficos e até mesmo socioculturais.
» Não se esqueça de analisar o posicionamento e desempenho daqueles que são seus principais concorrentes.
2º Passo: Liste as informações e crie a Matriz SWOT
Faça uma listagem de acordo com as informações que foram levantadas, separando o que são pontos fortes e fracos e quais são as oportunidades e ameaças. Lembre-se de colocar apenas o essencial, se não a análise não cumprirá com o objetivo de ser algo claro e eficaz. Após essa listagem, elabore a Matriz SWOT como no exemplo da imagem a seguir:
3º Passo: Analise a sua Matriz SWOT
A ideia é conseguir fazer com que os pontos positivos sobressaiam aos negativos. Com isso, você precisa fazer uma análise detalhada de todas as informações que colocou na matriz. Veja como fazer:
→ FORÇAS: Observe como os pontos fortes podem ser uma oportunidade para sua empresa e de que forma poderiam neutralizar as ameaças.
→ FRAQUEZAS: Observe também como as fraquezas podem ser minimizadas através das oportunidades encontradas e quais estratégias você poderia adotar para que essas fraquezas não se tornem ameaças.
Depois que você fizer todas essas análises, conseguirá criar estratégias mais consistentes para que seu negócio tenha um desempenho melhor e consiga crescer.
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