Entenda quais são as tendências de consumo para esse ano
Novo ano, novas atitudes e tendências vão surgindo. Isso se aplica ao consumidor que está em constante processo de mudança. Para os empreendedores é imprescindível acompanhar as transformações as quais o mercado tende a passar. Por isso, entenda quais são as tendências de consumo para 2019.
Tendência
Segundo o dicionário, é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão.
Sabemos que o consumidor atual é moderno, antenado e também exigente no que se diz respeito à fazer escolhas, por isso é importante ficar atento às tendências, elas servirão como diretriz para que você tome as decisões certas.
Quais são as tendências de consumo em 2019?
Durante os 30 anos de comemoração da P&G no Brasil, apresentou-se a pesquisa encomendada na WGSN, líder mundial em previsão de tendências. O estudo qualitativo foi realizado em 3 temas sendo eles: família, diversidade e sustentabilidade.
Família
Dentro do pilar família foram evidenciadas algumas tendências como: “pais conectados”, “maternidade real” e “co-parenting”. Vamos começar essa explicação de acordo com a ordem em que as coisas acontecem: o termo “co-parenting” estaria relacionado ao fato de que a criação de um filho dependerá menos de casais e mais de duplas, fazendo referência aos novos modelos de família. Além disso, os pais permanecerão mais conectados ao digital e também estarão mais dispostos a compartilhar a maternidade da maneira como ela realmente é, ou seja, discutindo abertamente tudo o que é vivenciado.
Diversidade
Para o tema diversidade destacou-se tendências como: “a nova maioria”, “beleza fora do padrão” e “os imperfeccionistas”. Mesmo que separadamente todas essas tenham uma razão maior, é como se conectam-se entre si. Isso porque “a nova maioria” trata-se do reconhecimento daqueles que por muito tempo foram minoria mesmo sendo a maioria da população brasileira. Além de que, “beleza fora do padrão” dá liberdade, principalmente, às mulheres que por muito tempo se prenderam a certas padrões impostos. Por último, “os imperfeccionistas” também estão ligados à quebra de padrões estéticos e todo o “perfeccionismos” intrínsecos na sociedade.
Sustentabilidade
Os entrevistados consideraram o fator sustentabilidade como sendo o mais importante. Foram apresentadas tendências como: “sistemas ecossociais”, “mundo pós-plástico” e “descartáveis renováveis”. A primeira tendência é primordial para o futuro do nosso país, porque está ligada a atitudes positivas como reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e de energia. Por segundo, “o mundo pós-plástico” está condicionado ao fato de ir além do combate de canudos. E por último, há a aposta de ampliar o uso de produtos do tipo reutilizáveis.
Com base nesses 3 pilares é possível, então, observar as novas tendências para esse 2019 que promete, sobretudo, quebrar padrões e valorizar a diversidade.