É cada vez maior a busca por soluções de marketing digital para pequenas e médias empresas nos dias de hoje. O Brasil conta atualmente com mais de oitenta e cinco milhões de internautas, logos os empresários não podem se dar ao luxo de ignorar um público desses.
No dia a dia do pequeno empresário, com suas diversas atribuições e demandas, é quase impossível pensar em acompanhar mais uma tendência, como as inovações digitais. Entretanto, lamento informar que isso não é só um modismo passageiro, pois o futuro da sua empresa pode estar em jogo.
Caso o seu negócio seja voltado para o público de baixa renda, por exemplo, há por volta de 60 milhões de jovens nas classes C, D e E, que em breve se casarão, constituirão famílias e ditarão os rumos do consumo no país. Esses jovens estão conectados na web, seja via computadores, ou via celulares. Frequentam comunidades virtuais, como o Twitter, o Instagram, o Facebook, entre outras.
O que isso quer dizer? Cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas, e da sua forma de consumir, o que implica em conhecer muito mais sobre esse universo. É fundamental saber como se comunicar com esse enorme público, pois hoje mais de 65 milhões de brasileiros estão on-line, seja em suas casas ou no trabalho, se informando, se comunicando, trocando dados ou comprando.
A perspectiva de faturamento via e-commerce em 2014 é de mais de R$ 20,8 bilhões e temos hoje algo como 18 milhões de e-consumidores. Muitas pequenas e médias empresas estão se ajustando para divulgar suas campanhas on-line e para estabelecer seu próprio negócio virtual, se é que podemos chamar de virtual um faturamento como esse! Há muitos casos de companhias nacionais que criaram blogs para dialogar de perto com seus clientes, além de empresas, como as montadoras de veículos e as construtoras de imóveis, que têm investido muito nesse canal de venda, pois detectaram que quase todas as transações realizadas passaram antes por uma pesquisa na web para coleta de mais informações, para ver indicações, enfim, a pré-venda está sendo feita por caminhos digitais.
Outro aspecto bastante importante está relacionado ao uso das ferramentas de busca. Para utilizá-las corretamente, é importante conhecer do assunto para construir sites que apresentem conteúdos relevantes ao seu público-alvo.
Você ouvirá muito sobre outras estratégias de marketing digital, como marketing viral, mobile marketing, ações nas redes sociais, advergaming, enfim, uma gama de alternativas a serem empregadas para que sua empresa tenha sucesso na web. Porém, o mais importante é procurar por empresas que possuam um conhecimento sobre o assunto, buscar ajuda e montar uma estratégia de atuação consistente, para poder colher bons resultados, para isso conheça mais sobre os nossos serviços e iremos te ajudar.
A aplicação ou não de estratégias de marketing digital para pequenas empresas não é mais uma questão de opção e sim uma imposição do mercado. Da mesma forma que a empresa ter ou não um site já é discussão passada, estar ou não presente no ambiente do marketing online também já é uma questão de sobrevivência para as PMEs.
Em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais é jogar fora um público que faz toda a diferença. Com a convergência digital, querendo ou não, todos estão de alguma forma conectados, seja em seus computadores, smartphones, tablets ou vídeo games. É inevitável. A Internet está por toda parte.
O primeiro passo para a criação de um plano de marketing digital é definir muito claramente seus objetivos e orçamento disponível. Nesse momento é importante o auxílio de um profissional capacitado para lhe ajudar na definição do plano de marketing.
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