Inbound Marketing: Tudo o que você precisa saber

Agência Publitau | Inbound Marketing

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Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

O que é Inbound Marketing

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

De lá para cá, o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral. Além de ser uma forma de educar a audiência e os potenciais clientes sobre o segmento ao qual você trabalha. Transformando, assim, sua empresa como referência em determinado assunto relacionado a seu mercado  bem como  influenciando na decisão de compra dos futuros clientes.

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Para que serve o Inbound Marketing

A cada ano que passa, fica mais tênue a diferença entre o real e o virtual, entre o offline e o online. Não se diz mais “entrar na internet”, pois a internet já está em praticamente todos os lugares. Por essa razão é que toda empresa pode utilizar conceitos de Inbound Marketing como método. É possível adaptá-los e empregá-los em qualquer empresa, usando conteúdo para entretenimento/utilidades e fazendo reforço de marca.

Pode-se dizer que o Inbound Marketing atingiu patamares aos quais o marketing tradicional não conseguiu. Sendo que o principal consiste no Inbound Marketing ter a área de marketing da empresa como um centro de investimento e não um centro de custo.

No Inbound Marketing, a área de Marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.

O motivo para a afirmação acima é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de webanalytics. Ou seja, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).

E é por essa mesma razão que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing agressivamente como estratégia de Marketing. Resumindo, ele serve para 5 grandes ações:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que façam a diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

As Etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

São etapas que se complementam de forma inteligente.

Inbound Marketing: Por que sua empresa não pode ficar de fora dessa

O mercado está comprando a ideia de aplicar a metodologia do Inbound Marketing. Isso porque o Inbound Marketing é mais barato (62%) que o Marketing convencional – ou Outbound Marketing – ao qual estávamos acostumados a fazer.

Portanto, não ter uma estratégia de Inbound Marketing para sua empresa pode ser um fator determinante para que você fique atrás de seus concorrentes que já estão aplicando a metodologia.

O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional.

Podemos provar as vantagens do Inbound Marketing por meio de inúmeros estudos de caso que já produzimos e também podemos comprovar com números gerados em campanhas para nossos clientes. Temos cases de sucesso de empresas dos segmentos de software, saúde, educação, jurídico, indústria, serviços, setor imobiliário, e-commerce entre outros.

Os simples fatos de as pessoas estarem sempre procurando soluções para seus problemas nos mecanismos de busca, lendo mais emails em diferentes dispositivos e navegando mais tempo nas redes sociais são prerrogativas para que sua empresa não fique de fora.

  • Defina seu objetivo
  • Determine seu público alvo
  • Elabore fórmulas para atrair (crie um blog)
  • Elabore um plano de nutrição dos seus Leads para que eles avancem no processo de compra
  • Estruture sua equipe de venda

Se você busca por uma agência de marketing completa em Taubaté e região que poderá te ajudar com todo planejamento e execução de Inbound marketing para sua empresa, saiba que a Agência Publitau é especialista em boas práticas de Inbound.

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