Conheça o que é o Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital

Marketing 4.0

Nada como um livro escrito pelo “pai” do Marketing, Philip Kotler, para falar da mudanças que ocorreram com o Marketing ao longo dos anos, apresentando o Marketing 4.0. Continue lendo este artigo e conheça o que é o Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital.

As eras do Marketing

Antes de chegar na definição do Marketing 4.0 houve uma transição de um para outro. Vamos conhecer um pouco sobre estes: 

– Marketing 1.0: 

No princípio era somente ele o centro de todas as coisas: o produto. Não havia esforços de marketing para que esse produto fosse feito de acordo com as necessidades do consumidor, ao contrário, os clientes que tinham de se adaptar ao que era oferecido.

– Marketing 2.0:

A concorrência foi aumentando e criou-se a necessidade de olhar para o consumidor, já que este tinha opção de escolha entre um produto e outro. Logo, começou a se pensar na satisfação do cliente.

– Marketing 3.0:

Kotler, estruturou este Marketing sob 3 pilares, são eles: colaboração, cultura e espiritualidade. Basicamente, o consumidor passa a ser visto como o ser humano que ele de fato é. Então neste momento, o foco parte para os valores desse cliente.

O que é o Marketing 4.0?

Após ter visto, brevemente, a evolução do Marketing vamos falar sobre o Marketing 4.0 descrito no livro de Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiwan. A edição fala sobre tudo o que aconteceu com o Marketing nos últimos 50 anos.

Segundo o próprio Kotler: o Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital.

Então no Marketing 4.0 espera-se que as marcas combinem o melhor dos “dois mundos” o off-line e on-line. Possibilitando ao consumidor uma experiência de compra gratificante. No caso, trata-se das chamadas estratégias 360º.

Além disso, a questão de convergência do off e online se trata do Omnichannel que seria este uso simultâneo de diferentes canais de comunicação. Tanto que a tradução mais próxima para a palavra seria “todos os canais”. Afinal, atualmente, o consumidor desejar ter a possibilidade de verificar todas as opções de um produto/serviço no conforto de seu lar, bem como realizar uma compra rápida, mas também sente a necessidade de receber a aquisição em imediato podendo retirar na loja física. Esta experiência retrata exatamente o que é o Ominichannel.

É por isso, que o Marketing 4.0 deseja alcançar a todos de modo que o real e virtual se torne quase que um só. Deste modo, se faz importante que as marcas se adaptem a essas mudanças.

 

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