Aprenda a como atrair mais clientes utilizando apenas o marketing digital
O marketing digital já é a principal fonte de captação e retenção de clientes para muitas empresas. Caso ainda não seja a sua, vamos explicar como atrair mais clientes utilizando apenas o marketing digital e começar a gerar negócios baseados nessa metodologia. Utilizando ferramentas simples, sua empresa terá acesso a uma legião de consumidores propensos a fazer negócio com você. Mas para fazer parte das vitrines virtuais, alguns passos devem ser dados. No artigo de hoje, explicaremos os princípios de uma estratégia eficaz de marketing digital.
Estratégia que funciona: Como atrair mais clientes com marketing digital
Mais de 90% dos consumidores pesquisam na web antes de comprar aqui no Brasil, sendo que 76% deles procuram essas informações em fóruns ou blogs. Esse número não chega a ser nenhuma novidade, mas ajuda a explicar a importância de uma boa presença online. O fato é que os consumidores estão se informando e pesquisando mais sobre produtos e serviços. E se engana quem pensa que as pessoas fazem isso só quando compram algo pela Internet, essa busca é feita para consumo de produtos e serviços locais de maneira off, então mesmo que a sua empresa não venda nada online, ela precisa estar presente no mundo online. Essa mudança vem crescendo a cada dia que passa, isso só nos comprova que a Internet sem dúvidas é essencial para que o negócio de qualquer pessoa dê certo. O Google, por exemplo, é um grande aliado na hora de comprar em loja física também. Portanto, mesmo que você não tenha um e-commerce, o marketing digital também funciona para sua empresa.
Benefícios do marketing digital
Talvez o maior benefício do marketing digital seja a possibilidade de mensurar os resultados. Muito diferente do marketing tradicional, em que se atirava no escuro, o novo marketing permite medir em detalhes os resultados de cada campanha. Sabendo o que funciona, a empresa replica, e o que não deu o resultado esperado, é cortado ou modificado.
Outra grande vantagem é a segmentação. Ao promover ações focadas em personas específicas e em estágios da jornada de compra distintos, a assertividade é muito maior. Isso também evita a rejeição por parte da base de contatos em relação ao conteúdo entregue.
Como atrair clientes com marketing digital
Agora que você já sabe os principais benefícios do marketing digital, que tal aprender como atrair clientes com ele? Abaixo, listamos as principais ferramentas.
Tenha um site institucional para sua empresa
O site institucional é o cerne de todas as ações, já que a maioria das campanhas serão direcionadas para ele. Mesmo um cartão de visitas entregue em uma feira deve levar a pessoa a acessar o site da sua empresa. Por isso, não deixe a criação do site nas mãos do “sobrinho”. É importante mostrar um site sóbrio, moderno e profissional, já que ele será a cara da sua empresa na internet. Desse modo, o website cumprirá sua função: de atrair, encantar e converter clientes.
>> Leia nesse outro artigo o por que sua empresa precisa ter um site, mesmo que ela não venda nenhum produto online, clique aqui.
Otimização do site da sua empresa
É aqui que entra a tão famigerada sigla: SEO. Em tradução literal, a sigla significa otimização para motores de busca. Isso significa utilizar técnicas e boas práticas para que o site seja considerado relevante pelo Google e apareça nas primeiras posições nas buscas orgânicas (gratuita). Investir em SEO significa investir na vitrine da sua empresa, ou seja, aparecer para os usuários.
Invista em links patrocinados para sua empresa
Links pagos também ajudam sua empresa aparecer. O Google Adwords, por exemplo, permite que você faça anúncios (AdWords) e só pague quando alguém clicar neles. Já o Facebook possibilita que você pague para que posts apareçam na timeline dos usuários, além de ter opção de anúncios também. O ideal é trabalhar com os dois em conjunto, enquanto cuida do seu SEO. Links patrocinados trazem resultados mais rapidamente, mas têm um prazo para acabar. Já o SEO é construído ao longo do tempo e continua dando resultados mesmo sem investimento.
>> A importância das redes sociais para o sucesso da sua empresa na internet, clique aqui.
Marketing de conteúdo é importante
Essa é a melhor forma de expor seu conhecimento. Crie um blog e publique artigos da sua área, tornando-se uma referência no tema. Quando mais conteúdo relevante você disponibilizar gratuitamente, mais leitores e possíveis clientes você terá. O marketing de conteúdo demora um pouco para trazer os primeiros resultados efetivos (vendas), mas funciona muito bem.
Monitoramento constante dos resultados
Para isso, a maioria das empresas utiliza o Google Analytics, que permite monitorar tudo o que acontece no seu site. Visualize métricas, origem dos visitantes, quantidade de acessos, páginas mais visitadas, tempo de permanência, etc. O monitoramento também deve ser realizado nas redes sociais, já que traz um feedback muito positivo para o aprimoramento de campanhas de marketing digital.
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