Aprenda a utilizar os gatilhos mentais no Marketing da sua empresa
Muitas são as estratégias que envolvem os gatilhos mentais tanto que eles são adotados em anúncios, campanhas entre outras estratégias de vendas. Sabendo disso, aprenda a utilizar os gatilhos mentais no Marketing da sua empresa.
O que é um gatilho mental?
A definição de gatilho mental é muito simples, basicamente, é um mecanismo recebido através do nosso cérebro que influencia o processo de tomada de decisão. Tanto que eu diria que esses gatilhos nos motivam a tomar decisões no “modo automático”. E é por essa razão que é importante entender como ele funciona para aplica-lo no Marketing do seu negócio
Tudo o que você precisa saber sobre Gatilho Mental:
Se você chegou até aqui talvez esteja se perguntando como o gatilho mental pode ser tão eficaz a ponto de fazer com que as pessoas tomem decisões instantâneas. Isso é possível porque segundo estudos, a neurociência comprova que 95% das decisões são inconscientes. Logo, muitas vezes basta apenas um estímulo para que o consumidor adquira determinado produto ou serviço. Para entender melhor como isso funciona, veja a seguir exemplos:
Gatilho de Urgência
Quando algo possui um determinado prazo para acabar, ele se torna urgente. Assim também acontece no Marketing quando as empresas lançam um anúncio ou uma campanha com prazo limitado. Isso é claramente percebido durante a Black Friday ou quando uma determinada loja lança uma liquidação em um dado dia da semana.
Esse gatilho funciona de modo que as pessoas entendem que precisam adquirir logo aquele produto/serviço porque ele vai acabar. Por isso, essa é uma das maneiras de atrair clientes.
Gatilho de Escassez
Com certeza você já ouviu aquele velho ditado popular que diz que temos a tendência a dar valor a algo quando perdemos. Deste modo é o gatilho de escassez, muito parecido com o de urgência. Trata-se de algo que está prestes a esgotar, como um edição limitada de alguma marca. Com isso é gerado a “necessidade” de ter aquilo logo, já que é algo limitado e com poucas quantidades.
Gatilho de Novidade
É bem simples de entender esse tipo de gatilho. Um exemplo clássico seria os lançamentos da Apple. Embora o preço elevado, muitas pessoas entendem que precisam daquele Iphone porque ele acabou de lançar, é algo novo. Isso acaba por despertar a curiosidade delas.
Gatilho de Prova Social
Tenho certeza de que sua mãe já lhe disse “você não é todo mundo”, mas convenhamos que ir a um lugar onde todo mundo está parece muito mais atraente. Dessa maneira, algumas estratégias de Marketing se valem desse recurso para despertar a vontade nas pessoas. Afinal se todo mundo está fazendo, você não pode ficar de fora. Pelo menos, esse é o raciocínio que acaba dando muito certo.
⇒ Agora que você conheceu alguns tipos de gatilhos mentais, estude quais estratégias de Marketing podem ser criadas a partir deles e obtenha resultados em suas campanhas. Caso precise de ajude, procure por nós!