Por que sua empresa precisa de um site, mesmo que ela não venda online
Se você não tem um site, certamente já pensou em criar um. Pois é, entenda o porquê sua empresa precisa de um site mesmo que ela não venda online. Vou te apresentar 5 das principais razões para que você crie-o e quais são os benefícios que podem ser gerados para sua marca, e claro, a relação do site com o aumento das suas vendas (mesmo que só em loja física).
Se você vem adiando ou relutando criar um site para sua empresa, responda uma simples pergunta: Você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um bom site na internet?
Por que sua empresa precisa de um site, mesmo que ela não venda online. Entenda agora!
Não importa o seu segmento, nem o local onde você vende. Tão pouco o tamanho da sua empresa vai importar nesse momento. Ter um próprio site é essencial para que você possa expandir suas vendas e crescer no mercado.
Como já havíamos falado em outro post aqui do blog, outro ponto importante para que você possa ter sucesso no mundo digital, é a presença nas mídias sociais.
Se você já possui um site para sua empresa, também será preciso saber como administrar ele e como gerar um bom conteúdo que atraia as pessoas para o seu site, por isso preparamos um conteúdo exclusivo para você.
Vamos agora aos principais pontos que você pode esbarrar ao pensar em fazer um site próprio para a sua marca, seja ela local ou nacional. Confira agora:
Mas meu negócio é local. Por que ter um site se não vendo pela internet?
É correto afirmar que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade. Caso fosse verdadeiro, todas as páginas da internet teriam como propósito comercializar produtos/serviços. E sabemos que não é isso o que acontece.
Se o seu negócio for local, como um escritório de advocacia, um estúdio de arquitetura ou um restaurante italiano, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.
A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas. Portanto, quando alguém procurar por “advogado civil trabalhista em São Paulo”, “arquitetos em Florianópolis” ou “restaurante italiano em Porto Alegre”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.
Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E convenhamos que uma boa primeira impressão é fundamental para que o visitante se transforme efetivamente em um cliente futuro.
Mas minha empresa é pequena, por que preciso de um site?
Justamente por isso. Ter um site é um passo fundamental para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona muito bem para dar tração inicial a microempresas e startups.
Enquanto o marketing tradicional precisa de um investimento elevado no início, o Marketing Digital permite um investimento mais baixo e com um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), uma vez que se torna mais fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas.
O Inbound Marketing é uma forma interessante e um diferencial para você inserir sua empresa no mercado, já que fica difícil competir com empresas grandes e consolidadas utilizando-se das mesmas táticas de marketing.
Mas… Você sabe o que é inbound marketing? Clique aqui e descubra como isso pode aumentar suas vendas e garantir a fidelidade de seus clientes.
Mas eu já tenho uma página no Facebook, não preciso de um site
Uma página no Facebook é outro item fundamental, assim como o site. Portanto, um canal não substitui o outro. Saiba clicando aqui como usar o seu Facebook para vender mais.
Sem um site com um domínio próprio fica absolutamente ineficaz realizar campanhas de Email Marketing, que são consideradas pela Resultados Digitais como a forma mais eficiente de relacionamento com os clientes e de geração de Leads.
Afinal, para onde você vai levar seus Leads? Para seu site ou para uma página nas redes sociais? Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes? Em seu escritório ou em um café no shopping?
Aqui na empresa, enxergamos as mídias sociais como excelentes canais de geração de tráfego e de engajamento. Ou seja, utilizamos como um acréscimo à nossa estratégia de Marketing Digital, mas não como o principal canal.
Agora que já comentamos as objeções mais comuns entre empresas que ainda relutam em ter um site, vamos falar de 5 motivos para que sua empresa tenha um site e todas as vantagens trazidas para seu negócio.
1 – Para ser encontrada
Você pode possuir uma empresa fora de série, ter o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz?
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado, hoje, na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.
Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado a direcione para o seu link. Agora, se a pesquisa tratar do problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.
2 – Para ganhar autoridade no mercado
Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?
Não queremos desmerecer as mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.
Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.
3 – Para expandir o negócio
Qual é o objetivo de seu negócio? Você tem planos de expandi-lo? Uma das missões da Resultados Digitais é auxiliar as empresas a terem um crescimento previsível e escalável por meio do Inbound Marketing.
Para isso, aplicamos uma metodologia comprovada que tem ajudado milhares de clientes diariamente nessa escalada de sucesso. No entanto, nada disso seria possível se essas empresas não tivessem um site com um domínio próprio.
Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para recebê-los.
O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.
4 – Para se relacionar com sua audiência
Sempre falamos aqui na Resultados Digitais, tanto em posts no blog como em conversas com nossos Leads e Clientes, que a forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia.
O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site de sua empresa.
Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:
- Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
- Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
- Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
- Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
- Ter um chat em real-time para atender aos clientes.
Citamos apenas 5, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como se estivesse visitando sua empresa.
5 – Para vender
Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda.
E qual o papel de seu site nessa etapa? Em relação a vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, como é o caso da Agência Publitau, como para vendas self-service, como é o caso de e-commerces.
Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços de seus produtos. E caso seja uma venda self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado de Páscoa ou se são 4 horas da madrugada. A internet nunca fecha. Ou seja, com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.
Porque investir em marketing pode ser a melhor saída para minha empresa crescer? Elaboramos um artigo com técnicas para que você possa aumentar suas vendas mesmo em tempos difíceis, escolha não participar da crise, invista em marketing com a Agência Publitau.