Reposicione sua marca no mercado

Algumas empresas, por meio de seus departamentos de marketing, demoram a se posicionar de maneira estratégica de acordo com seus planejamentos. Mais do que se posicionar, é preciso manter-se bem para não “cair” no conceito dos consumidores. Pois, caso isso aconteça é o momento de mudar. Mas quando é o momento?

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O reposicionamento de uma marca, na maioria das vezes, deve acontecer quando o consumidor muda. É a percepção do cliente em relação aos produtos, serviços e marcas que devem estar de acordo com as ações da empresa para a sua consolidação.

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Se a percepção é negativa e não identificada, automaticamente, o departamento responsável pelo marketing da empresa deve ser acionado, pois o resultado é enxergado pelos setores financeiros e de venda diretamente. Além da percepção através dos clientes, considerando a necessidade de um reposicionamento de marca associado com uma mudança de posicionamento e estratégia da própria empresa, já que podem ser alterados os públicos, produtos e até tendências para acompanhar as mudanças de mercado.

O principal cuidado que a empresa deve tomar ao se reposicionar é ouvir o mercado. Pesquisas qualitativas geralmente trazem informações importantes para a tomada de decisão no que se refere a estratégia a ser seguida. Toda estratégia de reposicionamento visa melhorar a rentabilidade da operação, gerar riqueza, fluxo e fidelização, sendo assim deve ser baseada nas informações e necessidades do mercado em que atua.

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A marca de uma empresa dialoga diretamente com o seu público consumidor. É por meio dela que, muitas vezes, o primeiro contato com o cliente é feito. A marca é, ou deve ao menos tentar ser, a síntese da empresa, dos seus produtos/serviços. Precisa ser coerente com o que a empresa é ou faz.

A renovação da marca, portanto, deve vir de um cuidadoso trabalho de branding que abranja soluções desde a criação, administração e reposicionamento da mesma – considerando o seu público alvo, o mercado em que está inserida e suas estratégias de uso. É um trabalho que envolve marketing, planejamento, comunicação e design.

Um reposicionamento bem-sucedido pode não só revigorar a marca como também trazer cada vez mais resultados positivos para a empresa. Quando bem realizado, mantém a identidade e a tradição da marca para conservar os clientes atuais e já fidelizados ao longo dos anos.

Confira 4 passos para reposicionar sua marca no mercado

Mudar uma marca é um processo bastante delicado. Até uma pequena alteração no logo pode causar grandes impactos. Chegou a hora de atualizar sua marca? Confira 4 etapas que vão ajudar nesse projeto.

Primeiro passo:

Entenda como a marca está posicionada

Antes de mudar o nome, logo, cores ou outros elementos, entenda como a marca está posicionada. O que está errado nesta marca?

Não adianta começar com uma proposta do tipo “nosso logo está velho e precisa ficar mais moderninho”. Será que só o logo está velho, ou a empresa inteira precisa de uma renovação? Por que deixar o logo mais moderno? Talvez o que deu certo nos últimos anos foi justamente o apelo clássico da marca.

Esse é o momento de encarar os fatos e aceitar críticas. Estude a história da empresa e faça uma boa análise do que deu certo e errado nos últimos anos. Dê uma boa olhada no mercado e nos competidores. Essa etapa é fundamental para a criação da nova estratégia.

Segundo passo:

Decida qual o caminho a marca vai seguir

Agora que você tem uma visão global dos fatos, estude algumas opções de mudança. Crie cenários para cada caminho que você pode explorar. Seguindo o mesmo exemplo, uma opção seria deixar a marca mais moderna e explorar novos mercados. Outra ideia seria criar uma identidade clássica e cheia de história, apelando para os anos de experiência da empresa.

Essa decisão parece ser supersimples, mas vai afetar absolutamente toda a empresa. Não adianta dizer que sua marca é moderna se a empresa é velha e burocrática. Mudar a identidade significa assumir essa nova personalidade e cumprir as promessas.

É um erro achar que a identidade da marca está separada da ideologia da empresa. Decida qual caminho a marca vai seguir e monte um plano de ação para executar as mudanças.

Terceiro passo:

Se comprometa com as mudanças e transmita a nova identidade

Já estudamos a empresa, montamos alguns cenários e escolhemos uma nova direção. Para concluir o processo você precisa se comprometer com a nova identidade da marca. Comece internamente: mude tudo que for necessário na estrutura da empresa, na forma como as pessoas trabalham, no atendimento e nos valores. Não adianta forçar os outros, mostre a cara nova da empresa e o resto virá naturalmente.

Execute campanhas de marketing para transmitir essa nova identidade para o mercado (clientes, fornecedores, seguidores da marca, etc). Nessa etapa a comunicação e o comprometimento são simplesmente essenciais: transmita as mudanças e cumpra com o que foi dito. Mostre para o mercado que a marca evoluiu e entrou em uma nova fase.

Quarto passo:

Escute o mercado e adapte-se

Críticas sempre existirão e depois de lançar a nova identidade é bom ficar de olho na reação do mercado. Nem sempre uma nova identidade é bem vista e às vezes é necessário tomar uma decisão rápida para evitar associações negativas com a marca.

Atualizar uma marca é mais complicado do que lançar uma nova, porque as pessoas já têm uma referência do que ela representa. Ao lançar a nova identidade acompanhe a reação do mercado e controle suas estratégias.

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