Tudo o que você precisa saber sobre Persona e como criar uma
É comum fazer questionamentos do porquê seu produto ou serviço não conseguiu atingir o público ao qual você determinou. Muitas vezes isso ocorreu porque faltou mais do que apenas estabelecer quem seria o seu público-alvo, talvez o que você precise seja criar a persona ideal. Continue lendo esse artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre Persona e como criar uma.
O que é Persona?
Persona ou Buyer Persona, segundo o dicionário, o termo faz referência ao perfil semi-fictício do cliente ideal de uma empresa. Trata-se de construir características detalhadas do seu potencial cliente com o objetivo de ser mais assertivo e direcionar as estratégias de Marketing e Vendas.
Para que serve a Persona?
Talvez você esteja pensando que essa pergunta já foi respondida no item acima, no entanto há uma série de utilidades para Persona. Ao cria-la você poderá descobrir aquilo que seu cliente realmente quer, com base em seu comportamento e perfil. Com isso o Marketing de Conteúdo também será mais eficaz do que apenas definir o público-alvo do seu negócio.
Qual a diferença entre Público-alvo e Persona?
Tanto o Público-alvo quanto Persona fazem parte das estratégias de Marketing, no entanto um não é igual ao outro, embora seja importante definir ambos. Mas afinal, qual a diferença entre eles? A diferença é bem simples, podemos definir o público-alvo como sendo mais amplo e a persona como específico. Veja quais tópicos devem conter em cada:
Publico-alvo:
O propósito de identificar o público-alvo é o de encontrar um determinado grupo ao qual seu produto ou serviço se destina. Listamos algumas perguntas que serão relevantes na construção deste público:
- Trata-se de pessoa física ou não?
- Em que localidade se encontra aqueles que vão comprar seu serviço/produto?
- É algo direcionado para mulher ou homem? Ou comporta tanto um quanto outro?
- Qual faixa etária ideal para o que você está vendendo?
- qual a formação do seu consumidor?
- qual status relacionamento?
- qual a frequência para o consumo do produto/serviço?
Persona:
Como já dito a criação da Persona compreende algo mais específico, assim também será com o levamento de dados que terá de ter maior precisão de detalhes. Então, aprenda a criar uma persona com base nos passos que vamos ensinar.
Como criar uma Persona para o seu negócio?
O processo de criação de Persona requer que você defina, exatamente, as características do seu cliente ideal. Por isso você precisará aprender alguns desses passos:
- Dê a ele (a) um nome fictício;
- crie uma breve história sobre o cotidiano da persona;
- qual a profissão e escolaridade?
- liste detalhes de sua vida pessoal como: redes sociais favoritas, hobbies;
- pense nos valores aos quais a persona possui;
- quais são as informações consumidas por essa persona?
- quais os objetivos ela têm e as dificuldades que enfrenta?
- ela possui algum tipo de ambição?
- de que modo você pode ajudá-la?
Note que para criar uma Persona você precisa saber mais do que qual idade ela tem e a profissão a qual exerce, afinal o objetivo é conseguir uma percepção precisa desse consumidor, visto que no cenário atual ele é bombardeado por todo o tipo de informação e para que você consiga chamar a atenção é preciso concentrar esforços de Marketing direcionados a ele.
>> Clique aqui e Entenda como ter um Marketing Digital de Resultados
Então, não se esqueça: para entender efetivamente o que seu consumidor procura e espera, crie uma Persona e assim você conseguirá determinar quais as estratégias que irão gerar resultados efetivos.